01.ago.16
Como um bom ponto de venda interfere no resultado das suas vendas

O ponto de venda (ou PDV) é um local onde as mercadorias são expostas aos consumidores, de maneira permanente ou por tempo limitado, a fim de promover uma marca em especial ou facilitar o acesso a itens em promoção, por exemplo. O PDV deve ser planejado em cada detalhe, fazendo com que seja um lugar mais agradável e desperte em seu cliente a vontade de consumir mais.

Como falamos o PDV é o local por meio do qual uma determinada marca ou certos produtos fixam o contato entre o lojista e os compradores, daí sua importância para a experiência do cliente e aumento das vendas. Se você quer mais sucesso nas vendas, descubra como um bom PDV interfere no resultado de seu negócio e comece a organização já!

Por que caprichar no PDV?

Criar um bom PDV irá aumentar suas vendas. Os diversos materiais usados são pensados com o intuito de chamar a atenção de consumidores e favorecer a venda. O merchandising no PDV é empregado com essa intenção, através de biombos, ilhas e outros materiais criativos. Pensar em seu PDV e caprichar na sua estrutura é altamente relevante, visto que, segundo pesquisa feita pelo Point of Purchase Advertising Institute (POPAI Brasil), mais de 85% dos compradores brasileiros decidem suas compras dentro da loja.

O merchandising no PDV deve ser bem trabalhado, a fim de que os resultados sejam positivos. É possível, por exemplo, trabalhar com totens, faixas de gôndolas, sinalizadores (espécie de torres de exposição que sinalizam algum tipo de produto). Tudo isso, quando bem aproveitado, faz o cliente ir até o produto — e consequentemente incentiva a comprá-lo.

Um bom PDV, além de fomentar vendas, auxilia na fidelização dos consumidores, que acabam retornando sempre em busca da experiência vivida no local. Cenário e identidade visual devem ser elaborados com a ideia de gerar uma experiência de prazer na clientela.

Como preparar o seu PDV?

O local pode interferir no resultado das suas vendas, tanto de maneira positiva, como negativa. Quando em péssimas condições, as vendas caem. Mas se você cuidar e transformar os locais de exposição, as vendas tendem a subir. Acredite! Você poderá pensar em algumas maneiras para preparar o seu PDV, como:

Iluminação

O jogo de luzes é capaz de mudar toda a cara de sua loja. Ambientes mais escuros dificultam a circulação das pessoas dentro do ambiente, além de dificultar que visualizem bem os produtos que estão sendo expostos.

Certifique-se de que há luz suficiente e focalizada, durante todo o tempo em que seu PDV está funcionando.

Disposição dos produtos

A forma como os itens estão expostos fazem também grande diferença na hora das compras. Uma ilha de exposição, ou apenas arrumar os produtos na prateleira, já dá cara nova para sua gôndola. Evite sempre deixar espaços vazios na loja ou com produtos bagunçados.

Pense também em colocar artigos que combinem entre si mais próximos, a fim de estimular a compra por impulso. Como, por exemplo, o carvão e a carne em um supermercado. Você pode criar também ações de marketing no ponto de venda, principalmente em datas comemorativas, para melhorar ainda mais a experiência do seu cliente.

Use os materiais de PDV, como a faixa de gôndola, totens, flyers, cartazes, entre outros tipos e modelos de materiais.

Espaço suficiente

Um erro comum é tentar expor tudo o que você tem na loja, não deixando muito espaço para a circulação de pessoas. Evite esse tipo de coisa, apesar de dar uma sensação de loja cheia de produtos, atrapalha o movimento de seus clientes dentro da loja.

Deixe um espaço confortável, com puffs, ar condicionado e decoração bem feita, por exemplo. E um espaço suficiente para que o cliente vejam seus produtos.

Planejar o PDV adequadamente gera muitos lucros e bons resultados em suas vendas. Invista em promoções de venda, como as famosas degustações, ou ainda em uma pequena recepção para seus clientes.

Outra coisa que não pode ser desconsiderada é se o seu site está atualizado e bem preparado. Afinal, o site significa o seu PDV no mundo digital, e é importante oferecer uma comunicação integrada e publicidade on-line de alto nível.

Gostou das nossas dicas para planejar o seu PDV? Tem alguma ideia diferente para caprichar ainda mais nos pontos de venda? Deixe seu comentário!

Um bom ponto de venda interfere no resultado das suas vendas
COMENTÁRIOS