22.ago.16
Marketing de Relacionamento: o segredo para fidelizar mais clientes!

Toda empresa hoje, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, está sempre em busca de novos clientes. Conquistar novos clientes é essencial para a manutenção de qualquer negócio, mas manter os existentes é tão importante quanto, principalmente em um cenário de livre concorrência, em que, a qualquer momento, uma outra empresa do mesmo segmento pode oferecer os mesmos benefícios.

Nessa perspectiva, é fundamental entender que a fidelização do seu cliente é o que garante o diferencial do seu negócio. E é por meio do Marketing de Relacionamento que essa relação é possível.

 

Mas, afinal, o que é Marketing de Relacionamento?

 

O principal foco do Marketing de Relacionamento são as pessoas. A ideia é se manter em constante contato com os atuais e futuros clientes, estando presente sempre que eles precisarem, seja na forma de uma ajuda, de conteúdos relevantes, fornecendo informações ou esclarecendo quaisquer dúvidas sobre os produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

Uma relação de longo prazo requer um contato constante, bem estruturado e com profissionais qualificados para estabelecer essa relação de acordo com os princípios da empresa e dos objetivos de negócio.

Os resultados de um posicionamento focado em se relacionar com o público são enormes. Muitas vezes, esses clientes, que se tornam fixos, se revelam também grandes advogados das marcas, propagando seus benefícios gratuitamente, simplesmente porque gostam do que recebem.

Já se sabe que a recomendação de um cliente satisfeito vale muito na decisão de compra dos potenciais clientes, portanto, tendo um defensor do seu negócio trabalhando a seu favor, as chances de alavancar os resultados da sua empresa são enormes. E o Marketing de Relacionamento é o principal responsável por essa grande conquista.

 

Como utilizar o Marketing de Relacionamento na minha empresa?

 

Aposte em programas de fidelidade

Bonifique o seu cliente após a realização da compra. Por meio de iniciativas como essa, é possível mostrar ao cliente o quanto é vantajosa essa relação próxima, tanto para a empresa quanto para ele.

O bônus pode ser um desconto, um produto novo, uma porcentagem a cada indicação de novo cliente ou qualquer outra estratégia delimitada pela sua empresa.

Utilize as redes sociais a seu favor

Elas são uma forma eficiente de estar presente no dia a dia de seus atuais e futuros clientes, mostrando-se sempre disponível para conversas, dúvidas e resolução de problemas, além de informar e fornecer conteúdo relevante para eles.

Lembre-se sempre de que essa é uma tarefa de essencial importância, e deve ficar nas mãos de pessoas qualificadas para tal.

Realize pesquisas de satisfação

Essa estratégia é útil para saber como foi a experiência do cliente com a marca. Isso é essencial para identificar pontos frágeis e que necessitam de melhorias, bem como pontos fortes nos quais é possível investir e propagar ainda mais.

Aposte no poder do e-mail marketing

No momento de cadastro, nunca se esqueça de pegar informações valiosas, como telefone e e-mail. Com essa lista em mãos, é possível segmentar o público para divulgar promoções exclusivas, de acordo com o target. Além disso, é possível fidelizar esse público também com conteúdo exclusivo, também segmentado, sendo essa uma outra forma de mostrar-se sempre presente no cotidiano de seu cliente.

Amostras grátis e degustação

Uma forma de ganhar a confiança do seu futuro cliente é oferecer a ele no ponto de vendas degustação de seus produtos ou amostras grátis. Para atuais clientes essa estratégia também é possível, oferecendo a eles amostras de diferentes linhas de produtos da marca que ele já conhece. Isso deixa a relação muito mais transparente e aguça a vontade do cliente de comprar a versão original.

E aí? Você já realiza alguma estratégia de Marketing de Relacionamento na sua empresa? Conta pra gente nos comentários.

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